É seguro viajar de navio? Tudo que você precisa saber sobre segurança a bordo

A primeira experiência de viagem de cruzeiro pode causar algum medo, seja pelo medo de navegar em alto-mar ou por desconhecimento da segurança a bordo. Atualmente, os cruzeiros são um dos transportes mais seguros do mundo. Garantimos: é seguro viajar de navio.

As empresas de cruzeiros investem continuamente para que a experiência de viagem em alto-mar seja inesquecível. Exatamente por isso, além das inovações para entreter viajantes, a tecnologia de navegação garante segurança em toda a infraestrutura do navio.

E para que você perca o medo e embarque em uma das maiores aventuras de sua vida, reunimos alguns dos principais procedimentos de segurança fornecidos nos cruzeiros. Prepare um café e o coração para embarcar com a gente.

Palestras sobre segurança a bordo de um cruzeiro: é seguro viajar de navio

As companhias marítimas são obrigadas a fornecer informações e procedimentos de segurança nas primeiras 24 horas de viagem. Assim como os passageiros são instruídos a comparecer às palestras e simulações. Aliás, elas são oferecidas em três línguas diferentes.

Durante as palestras são exibidos vídeos e dicas de segurança para garantir uma viagem tranquila e confortável, sem contar faz com que você se sinta seguro ao longo de toda a viagem.

Além disso, o navio disponibiliza um mapa com todas as localizações das cabines, áreas de convivência, salas de controle e saídas de emergência. Reforçando a segurança, essas informações são fixadas no lado interno das portas das cabines. Em alguns cruzeiros, é possível encontrá-las em outros pontos estratégicos.

Uso do colete salva-vidas

Bem semelhante às instruções logo depois do embarque de aviões, nos cruzeiro, dentre outras medidas de segurança, você aprenderá a vestir o colete salva-vidas, especialmente, durante as simulações de emergência.

Assim como aprenderá o caminho que deve ser feito para chegar às estações de segurança em situações de perigo, o que irá reduzir e ajudar a organizar o tráfego de pessoas nos corredores.

Com essa medida, chegar aos locais de reunião será mais rápido. E é nesse ponto de encontro que você receberá o colete dos membros da tripulação, passarão as instruções necessárias e farão a contagem de passageiros a bordo.

Os responsáveis pela segurança do cruzeiro são treinados para garantir o bem-estar de todos, por isso também vão de porta em porta até conferirem todas as cabines.

Simulações de emergência

De modo geral, logo no primeiro dia, assim que os passageiros são embarcados recebem os procedimentos de segurança a bordo. Tanto que o treinamento é obrigatório para todos os hóspedes.

Basicamente, o treinamento consiste em simular emergências, apresentar as rotas de segurança e mostrar a localização de acessórios de sobrevivência (kits de primeiros socorros e coletes salva-vidas).

É válido lembrar que as simulações são elaboradas pensando no seu bem-estar. Elas permitem que todos os passageiros estejam familiarizados com o navio. O que garante, principalmente, saber como lidar e para onde seguir caso houver alguma eventualidade ou emergência.

é seguro viajar de navio
todos os passageiros tem que passar pelo treinamento de segurança

Tripulação capacitada e treinada

Antes mesmo de você embarcar, os tripulantes já estão bem treinados. Isso porque participam de exercícios de segurança e simulações de emergências em grupo semanalmente.

Afinal, é dessa forma que poderão guiar todos os passageiros calma e objetivamente. Em especial, ao longo dos procedimentos de evacuação do navio. Sem contar que eles são obrigados a saber a localização dos meios de fuga, como as boias e os botes salva-vidas e saber instruir os hóspedes de maneira eficiente e organizada.

Para você se sentir bastante seguro a bordo, vale dizer ainda que os transportes alternativos são posicionados estratégica e seguramente, certificando-se de abrigar a todos os presentes no cruzeiro. Existe também uma parcela destinada aos casos de emergência (nas situações em que algum deles for danificado).

é seguro viajar de navio
toda tripulação é treinada exaustivamente em simulações para enfrentar qualquer tipo de adversidade

Faça um seguro viagem

Fazer um seguro viagem antes de partir para sua próxima aventura é como carregar um guarda-chuva em um dia de chuva imprevisível – pode não ser necessário o tempo todo, mas quando você precisa, é um salva-vidas. Imagine estar no meio de uma viagem incrível e de repente ficar doente, perder sua bagagem ou ter um voo cancelado. Com um seguro viagem, você não apenas economiza dinheiro em despesas médicas e logísticas, mas também ganha a paz de espírito para desfrutar de suas férias sem preocupações. É como uma capa de super-herói para suas viagens – você pode não precisar dela, mas é bom tê-la quando a situação fica complicada!

E é claro que os melhores seguros você encontra lá na Melhor Seguro. Lá você encontra coberturas completas para viajar sem preocupações.

Reforçando: É seguro viajar de navio !

A segurança a bordo de um cruzeiro é fiscalizada e regularizada para garantir a sua proteção.

Vale dizer também que acidentes são extremamente raros. Nesses casos, é necessário ter calma e prestar bastante atenção nas instruções e procedimentos, ok?

Lembre-se de aproveitar toda a infraestrutura, divirta-se e viva a experiência em alto-mar com uma vista panorâmica inacreditável.

E agora está preparado para embarcar e viver belos dias em alto-mar e curtir cada instante a bordo com toda segurança? É seguro viajar de navio. Então, relaxe, descanse e aproveite a sua viagem!


Aproveite e confira os outros conteúdos do blog da Navios Promo. Siga a gente no instagram para mais dicas

Compartilhe: